Suporte - Dicas e downloads

rss de dias

Dicas

Armazenamento do feno

O armazenamento em medas é indicado para fenos de qualidade inferior.

As medas podem ser feitas no próprio campo de feno ou junto ao estábulo, em local drenado e de fácil acesso aos animais, de modo a permitir a auto-alimentação.

O formato apropriado para as medas é o circular, com o diâmetro aumentando ligeiramente desde a base até a 2/3 da altura e, a seguir, tomando a forma cônica; com altura igual a duas vezes o diâmetro da base. Esta configuração assegura maior estabilidade da meda e proteção contra chuvas.

O tamanho da meda depende da quantidade de feno, devendo-se limitar a 4m de altura. Acima disto, o manuseio do feno é dificultado, sendo apropriado a construção de maior número de medas menores, se necessário. A densidade do feno em medas varia de 80 a 100kg/m³.

O feno deve ser armazenado preferencialmente em galpões arejados e protegidos da umidade, nas formas de fardos ou a granel.

A densidade do feno varia com o tipo de forragem e com a percentagem de umidade residual, de 100 a 300kg/m³ em fardos de e 80 a 150kg/m³, quando a granel. Portanto, deve-se prever uma capacidade de armazenamento de 4 a 12 m³/tonelada de feno, dependendo da forma.

Os fardos devem ser dispostos em pilhas sobre estrados de madeira, evitando o contato com o solo. A elevação da temperatura do fardo indica umidade excessiva do feno. Neste caso, se a temperatura atingir mais de 40ºC, as medas devem ser desfeitas (abertas), para maior arejamento.

BOX 1

Para se obter maior rendimento e feno de melhor qualidade, são recomendados os seguintes procedimentos:

1- Adequado preparo do solo

2- Calagem e adubação

3- Cultive forrageiras produtivas e de fácil desidratação

4- Controle plantas daninhas

5- Adube após cada corte

6- Colha no estádio vegetativo

Ponto de feno

Algumas sugestões

• feche com força a amostra de feno na mão; se a forrageira quebrar quase totalmente ou, ao abrir a mão, não tiver tendência a voltar à forma inicial, indica que o feno está em condições de ser enfardado;

• tome alguns caules, espremendo-os entre as unhas; se não aparecer umidade o feno poderá ser enfardado. Em gramíneas, remova a bainha e esprema a porção próxima ao nó.

Downloads

// Papel de Parede
Personalize seu desktop com nossa marca

© 2007 Agroforn. Máquinas Agrícolas - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento Webtask .